A PICO
A Pico Preto, antes chamada de Coletivo Ponto Art, nasceu em 2016 com o propósito de desenvolver ações artísticas afirmativas e evidenciar o protagonismo negro nas produções artístico-cultural da cidade.
O solo “Entrelinhas” de Jaqueline Elesbão foi a primeira ação produzida e aborda a violência psicológica, emocional e sexual que sofre as mulheres pretas. Em 2016 o Coletivo lançou a “Revista Digital Ponto Art”, hoje, "Revista Pico Preto". Um projeto independente, construído com a colaboração dos artistas da cidade e veiculado a cada 3 meses. A revista já contou com mais 120 envolvidos de diversas áreas de atuação, além da equipe Pico Preto (Conheça a equipe da Revista) e mais de 20.000 pessoas já acessaram as publicações.
Em 2017 lançamos nas redes a websérie “Voz sem medo”, inspirado no solo “Entrelinhas”. Os episódios da 1ª e 2ª temporada estão disponíveis aqui no site e no canal do Youtube. Voz sem Medo também é o nome do documentário realizado na primeira temporada da websérie. Em 2018 o workshop “Resiliência do corpo-história” passou a integrar o repertório de trabalhos artísticos do Coletivo. O solo Despacho Deferido é a nova montagem produzida pela Pico. A estreia acontecerá em abril de 2021.